duo Finlandia em Uberlândia: imagens e algumas impressões.

Sábado, 25 de junho e duo Finlandia em Uberlândia.

Desde maio, Raphael Evangelista e Mauricio Candussi estão pegando a estrada pra apresentar por várias cidades da América Latina e Europa o mais novo trabalho da dupla, o cd Carnavales. Esse é o terceiro trabalhos dos caras e também a terceira vez que se apresentam aqui na cidade.

O show do duo fez parte da programação do Ciranda Cultural, projeto realizado pela DICULT/PROEX-UFU e que acontece mensalmente.Essa edição aconteceu na Escola Livre do Grupontapé de Teatro.

Conversando sobre a turnê e os lugares que já passaram, perguntei sobre a receptividade do público em relação ao som que apresentam. Diferente de muita coisa que tem circulado em meio a cena da música alternativa a gente de cara já saca que é. Caímos então sobre o assunto dos releases e impressões que são transmitidas a respeito do duo durante suas andanças. Conversamos sobre a importância e interesse do músico em ter o feedback dos shows “pra além da música latina”. Confesso que me guiei bastante por essas entrelinhas para tentar alumiar algumas impressões.

Jornalista cultural, principalmente aquele que se mete pela música, tem que ouvir muito som para encarar essa de registrar impressões sobre a banda. Serei bem mais leve que isso justamente porque o som já é de “peso” e chega a falar por si só.

Breve então (e querendo distanciar das referências instrumentais), o duo talvez não seja um som para se definir, talvez não por agora. Mostra um tempo e identidade própria. Desprendido, no melhor sentido da palavra. Quem executa são dois viajantes que apesar de revelarem muito de suas influências, preserva uma a sonoridade que se (trans)forma pra além de categorias. Talvez um novo jeito de se fazer música, misturando em um mesmo ambiente, sem ser clichê, o clássico e o moderno do som que se faz na América Latina. Mas de qualquer maneira, o que todo público presente pode ver foi uma ótima representação da criação que temos em cena hoje.

Se você não foi e tá afim de sacar qual foi a vibe, aqui vai o vídeo:

E logo o Tamboril traz mais música por aí…

Anúncios

Sobre Grupo Tamboril

O Grupo Tamboril de Arte Independente é composto por artistas, comunicadores e divulgadores culturais. Por isso, o Grupo guarda como objetivo desenvolver o intercâmbio entre as ações culturais conscientes do papel da atividade artística nos dias de hoje para que assim seja ampliada a cadeia produtiva da cultura a partir das subseqüentes trocas de tecnologia social evidenciadas nesse processo. Desde as primeiras ações em 2007, na Universidade Federal de Uberlândia, o grupo ressalta a necessidade da criação de público para os artistas universitários, assim como para a perspectiva das ações de sustentabilidade econômica e social dentro do contexto em que vivemos. Assim, o Tamboril divulga os artistas não só da Universidade, mas tem como intuito divulgar e instigar a discussão sobre a proliferação de cultura independente e das iniciativas de autogestão dentro do país de maneira geral. Vislumbra-se aqui, o fato de que iniciativas culturais independentes contribuem em muito para estimular o reconhecimento das práticas econômicas criativas que se desenvolvem não só dentro da cultura, mas em meio a nossa contemporânea plataforma de organização social. Dessa forma, como mecanismos práticos, o Tamboril executa divulgações audiovisuais e virtuais, oficinas de capacitação, grupos de discussão, articulando a isso, exibições plásticas, teatrais e musicais e eventos culturais de maneira multidisciplinar. São esses os instrumentos usados pelo grupo a fim de incitar e divulgar o atrelamento que existe entre Cultura, Sustentabilidade e Desenvolvimento. Suas ações se dão dentro da Universidade Federal de Uberlândia e também fora do campus, em parceria com demais agentes e produtores envolvidos com a cena da cultura nacional e com questões atuais de sustentabilidade.
Esse post foi publicado em Arte Independente e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s