O que vai rolar no Arte na Praça próximo domingo???

No próximo domingo, dia 3 de abril, acontece a primeira edição de 2011 do “Festival Arte na Praça”. O projeto, realizado pela Diretoria de Cultura da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia. O evento está inserido na grade de festivais da Conexão Vivo, que tem o patrocínio da empresa de telecomunicações Vivo, por meio da lei estadual de incentivo à cultura.

A partir das 13 horas será encenada a peça teatral “A Megera. Domada?”, com o grupo “Autônomos de Teatro”. As atrações musicais ficarão por conta das bandas “Mata Leão”, de Uberlândia; “Transmissor”, de Belo Horizonte e “Cachorro Grande”, oriunda do Rio Grande do Sul.

Com sete anos de existência o “Arte na Praça” é realizado mensalmente na Praça Sérgio Pacheco, em Uberlândia.

Conheça um pouco das atrações:

A Megera. Domada???

O espetáculo A Megera. Domada??? é a segunda montagem do Estágio Supervisionado em interpretação/atuação do bacharelado oferecido pelo curso de Teatro UFU. Como base para o trabalho foi escolhido o tema da mulher teimosa, que perpassa o imaginário de contos populares, como pode ser observado na obra de Câmara Cascudo, e foi amplamente trabalhado ao longo dos anos, pelos mais diversos autores, dentre eles, Shakespeare e Alejandro Casona.

Sinopse:

Neste espetáculo, contamos a história de um rapaz que casou com uma moça muito brava e conseguiu amansá-la. Ou será a história de uma moça muito esperta, que descobriu a maneira de viver em paz com seu marido? Ou ainda, a história de uma moça que queria casar e conseguiu que Santo Antônio arranjasse um marido… para sua irmã!

Ficha técnica:

Texto e Direção: Ana Carneiro

Co-direção e preparação corporal (acrobacia): Maria de Maria.

Elenco: Alexandre Nunes, Amanda Barbosa, Camila Thiago, Daiana Soares, Lais Batista, Lucas Mendes, Maria De Maria, Victor Rodrigues, Welerson Filho.

Concepção de Figurino / Cenografia: Emiliano Freitas.

Mata Leão (UDI)

Neste ano de 2011, a banda Mata Leão completa uma década de puro rock’n’roll, Com 02 CDS lançados ( Lei do silêncio/2003 e D.N.A / 2009),mais 01 EP e uma história de puro amor ao Rock. A Mata Leão coloca em suas letras em português, influências diversas do rock mundial, resultando em seus arranjos uma sonoridade com estilo próprio.

Atualmente a banda conta com: Sandro Aurélio (vocal), Humberto Rodrigues (baixo), Danilo Zóy (guitarra e voz) e Holger Poly (bateria). Nunca desistir é um lema que acompanha a Mata Leão, que sabe das dificuldades em se ter uma banda de rock no Brasil, mas também sabe que não há dinheiro que pague o prazer de estar no palco com músicos competentes e com a vibração da galera.

“… fazer o que gosta sem hipocrisia, faz a vida fazer sentido…”

Transmissor (BH)

Lar de bandas que fizeram a diferença no pop rock nacional dos últimos 20 anos, Belo Horizonte tem hoje no Quinteto Transmissor sua grande promessa.

A banda agita o cenário local organizando shows com convidados de outros estados e fidelizando uma audiência que estava carente de boas ideias nessa seara musical. Formado em 2007, o grupo traz em seu núcleo dois ex-membros da banda Diesel (que mais tarde mudaria de nome para Udora) e músicos que acompanham Lô Borges e Vander Lee regularmente. A experiência e a versatilidade dos envolvidos podem ser atestadas nas canções de “A Sociedade do Crivo Mútuo” (2009), estreia dos mineiros.

Músicas como “Primeiro de Agosto” e “Eu e Você” já encontraram abrigo nas rádios mais espertas.” O novo álbum da banda, batizado “Nacional”, está em fase final de gravação eserá lançado no primeiro semestre de 2011.

Cachorro Grande (POA)

Respaldados por elogios de gente como Dinho (Capital Inicial) Samuel Rosa (Skank), Paula Toller (Kid Abelha), Nando Reis, Paulo Miklos (Titãs), Liam Gallagher (Oasis) a Cachorro Grande chega pra alertar aos mais desavisados que existe rock n roll brasileiro sim!

Formada em meados de 99, tem a formação clássica de uma banda de rock: Beto Bruno (voz), Marcelo Gross (guitarra), Jerônimo Bocudo (baixo), Gabriel Azambuja (bateria) e Pedro Pelotas (piano).

Domingo é na praça!!!

Anúncios

Sobre Grupo Tamboril

O Grupo Tamboril de Arte Independente é composto por artistas, comunicadores e divulgadores culturais. Por isso, o Grupo guarda como objetivo desenvolver o intercâmbio entre as ações culturais conscientes do papel da atividade artística nos dias de hoje para que assim seja ampliada a cadeia produtiva da cultura a partir das subseqüentes trocas de tecnologia social evidenciadas nesse processo. Desde as primeiras ações em 2007, na Universidade Federal de Uberlândia, o grupo ressalta a necessidade da criação de público para os artistas universitários, assim como para a perspectiva das ações de sustentabilidade econômica e social dentro do contexto em que vivemos. Assim, o Tamboril divulga os artistas não só da Universidade, mas tem como intuito divulgar e instigar a discussão sobre a proliferação de cultura independente e das iniciativas de autogestão dentro do país de maneira geral. Vislumbra-se aqui, o fato de que iniciativas culturais independentes contribuem em muito para estimular o reconhecimento das práticas econômicas criativas que se desenvolvem não só dentro da cultura, mas em meio a nossa contemporânea plataforma de organização social. Dessa forma, como mecanismos práticos, o Tamboril executa divulgações audiovisuais e virtuais, oficinas de capacitação, grupos de discussão, articulando a isso, exibições plásticas, teatrais e musicais e eventos culturais de maneira multidisciplinar. São esses os instrumentos usados pelo grupo a fim de incitar e divulgar o atrelamento que existe entre Cultura, Sustentabilidade e Desenvolvimento. Suas ações se dão dentro da Universidade Federal de Uberlândia e também fora do campus, em parceria com demais agentes e produtores envolvidos com a cena da cultura nacional e com questões atuais de sustentabilidade.
Esse post foi publicado em Arte Independente e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s