Mais uma da região: Rerigueri Festival!

Festival de Música e Cultura Independente

21,22 e 23 de Janeiro| 2011 | Araguari-MG

Com 9 bandas se apresentando o Rerigueri Festival tem sua primeira edição com shows no Caverna Music Bar e na Praça Getúlio Vargas.

O Rerigueri Festival surge da necessidade das bandas e músicos que desenvolvem trabalho autoral em Araguari (MG) e região poderem mostrar seus trabalhos com qualidade técnica e boa divulgação. Também com o festival temos a oportunidade de trazer artistas, jornalistas e produtores de outras regiões para promover o intercâmbio entre a produção artística local e trabalhos autorais de outras localidades.

O Rerigueri Festival adota o conceito de música independente como uma criação musical autoral, divulgada por meio de shows, internet, CD´s e DVD´s e meios de comunicação em geral sem o amparo das grandes gravadoras e dos grandes meios de comunicação com uma postura artística que privilegia o trabalho artístico criativo em detrimento dos formatos ditados pelo mercado fonográfico.

Cidades como Goiânia (Goiânia Noise), Recife (Abril Pró Rock) e Uberlândia (Udirock) , já tem festivais com mais de 10 edições, estes festivais proporcionaram para as bandas locais grande divulgação, contribuindo assim para formação de público e valorização da cultura local.

Aproveitando o mês de férias escolares e apostando no formato de shows em praça pública, o festival acredita nos conceitos de acessibilidade e sustentabilidade. Todos os resíduos gerados pelo festival serão destinados a reciclagem, e todo carbono gerado pelo festival será neutralizado com plantio de árvores em nascentes de rios do município.

Um dos objetivos do Festival é despertar no público presente o interesse pelo potencial turístico de Araguari, pelo seu patrimônio histórico e também valorizar suas belezas naturais (Ecoturismo) e principalmente dar destaque para a cultura produzida na cidade.

Confira a programação:

mais info: http://reriguerifestival.com.br

Anúncios

Sobre Grupo Tamboril

O Grupo Tamboril de Arte Independente é composto por artistas, comunicadores e divulgadores culturais. Por isso, o Grupo guarda como objetivo desenvolver o intercâmbio entre as ações culturais conscientes do papel da atividade artística nos dias de hoje para que assim seja ampliada a cadeia produtiva da cultura a partir das subseqüentes trocas de tecnologia social evidenciadas nesse processo. Desde as primeiras ações em 2007, na Universidade Federal de Uberlândia, o grupo ressalta a necessidade da criação de público para os artistas universitários, assim como para a perspectiva das ações de sustentabilidade econômica e social dentro do contexto em que vivemos. Assim, o Tamboril divulga os artistas não só da Universidade, mas tem como intuito divulgar e instigar a discussão sobre a proliferação de cultura independente e das iniciativas de autogestão dentro do país de maneira geral. Vislumbra-se aqui, o fato de que iniciativas culturais independentes contribuem em muito para estimular o reconhecimento das práticas econômicas criativas que se desenvolvem não só dentro da cultura, mas em meio a nossa contemporânea plataforma de organização social. Dessa forma, como mecanismos práticos, o Tamboril executa divulgações audiovisuais e virtuais, oficinas de capacitação, grupos de discussão, articulando a isso, exibições plásticas, teatrais e musicais e eventos culturais de maneira multidisciplinar. São esses os instrumentos usados pelo grupo a fim de incitar e divulgar o atrelamento que existe entre Cultura, Sustentabilidade e Desenvolvimento. Suas ações se dão dentro da Universidade Federal de Uberlândia e também fora do campus, em parceria com demais agentes e produtores envolvidos com a cena da cultura nacional e com questões atuais de sustentabilidade.
Esse post foi publicado em Arte Independente e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s